2 de agosto de 2011

HISTÓRICO DA ESCOLA

Na região rural denomonada Água Clara, distrito de Florestina, funcionou durante muitos anos a Escola Municipal "Cecíla Meireles". Um ideal educacional, nascido naquela época, que teve atividades escolares realizadas na casa do fazendeiro proprietário dessas terras o Sr. Justino Rodrigues da Cunha.

Muitos alunos que passaram por seus bancos, projetam-se, com destaque na sociedade Araguarina.

Em 1994, um novo sonho começa a tornar-se realidade. Após uma visita da Secretária Municipal de Educação Luíza Helena Marangoni à casa dos proprietários dessas terras onde seria construída a escola e, ante diagnóstico das necessidades levandadas, consegue-se a doação de 1(um) hectare ( 10.000 m) de terra, devidamente escriturado, para a Prefeitura Municipal, pela Sra. Maria Terezinha de Oliveira que, com o coração generoso juntamente coma família doou a terra, para que edificasse então a escola rural, para melhoria da cultura de nosso povo, trazendo assim grandes benefícios a população local.

Assim se fez e tão logo surgiu aos nossos olhos a realidade verdadeira: a escola existe, grande sonho de seu avô, que se concretiza através dos sonhos dela também. A família pediu então que colocasse na escola o nome de seu avô, este grande fazendeiro e benfeitor, que só nos deixou bons exemplos de coragem: Justino Rifdrigues da Cunha.

Elaborou-se um projeto, buscando-se verbas junto ao MEC; a seguir iniciou-se a construção do prédio que em 60 dias transformou-se numa casa de estudos, com 564m de área, 05 salas, cozinha, cantina, sanitários, galpão e área admisnistrativa.

Essa escola recebe então o nome de centro Educacional Municipal Justino Rodrigues da Cunha, tendo capacidade para receber 600 alunos, em três turnos e está planejada par oferecer Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Profissionalizante, tendo como 1ª Diretora a Sra. Carmélia Carrijo Guimarães.

Em 2003 a comunidade de Água Clara concretiza mais um sonho, foi construída na escola uma Quadra de Esporte e mais uma sala para aulas de informática, sendo que em 2006 a quadra recebe cobertura e em 2009 a escola foi beneficiada com 5 computadores e uma professora laboratorista com o objetivo de auxiliar o professor regente na diversidade da prática pedagógica.

Atualmente a escola funciona em 2(dois) turnos (Matutino e Vespertino) com Educação Infantil e Ensino Fundamental, tendo como Diretora a Sra. Heloísa Helena da Cunha Cardoso. e como Secretária Municipal de Educação a Sra. Eunice Maria Mendes. Tem como proposta pedagógica a formação do aluno cidadão, capaz de agir em sociedade, ser crítico, criatio e que saiba ter iniciativa para fazer mudanças, enfim onde as pessoas tenham mais opções para melhor viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário