3 de agosto de 2011

A INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio vem aumentando de forma rápida entre nós, passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa tecnologia.


Segundo FRÓES: " A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam..."


Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.


O principal objetivo, ao adaptar a Informática no Ambiente Escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.


Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática é uma das peças principais. Conceber a Informática como apenas uma ferramenta é ignorar sua atuação em nossas vidas. A Informática habilita e da oportunidades ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilita o processo ensino/aprendizagem, enfim, é um complemento de conteúdos visando o desenvolvimento integral do aluno.
De acordo com BORBA: " O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto nas escolas o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma "alfabetização tecnológica". Tal alfabetização, deve ser vista, como um aprender a ler essa mídia".


A Informática educacional, como podemos ver, deve fazer parte do projeto político da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.




Laboratorista Luana F. de Faria




Referências Bibliográficas



BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação - Coleção tendências em Educação - Bel Horizonte - 2001




FRÓES, Jorge R. M. - Educação e Informática. Arelação Homem/Máquina. http//proinfo.gov.br

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